segunda-feira, junho 29, 2009

REGUA - Reserva Ecológica de Guapiaçu

Início da trilha

Na quinta feira passada conheci a REGUA, iniciando um trabalho pelo Laboratório de Ecologia Aves da UERJ.
Saímos do Rio as 7h40 e às 9h40 seguiamos uma das trilhas da Reserva.
Com o GPS marcamos alguns dos pontos que irão ser utilizados, nos próximos anos, para estudos em ecologia de aves.


Será uma onça?

Hunfrey (Zoólogo UK), Lívia (Bióloga), Luciana (Bióloga, especialista em beija-flores), Gloria (Bióloga, especialista em Corujas), Jairo (ex-caçador, agora aliado da natureza, guia da reserva), James (Ecólogo UK), Priscila (Bióloga).


quinta-feira, junho 11, 2009

Faça Composteira

Uma maneira eficaz e prática para reduzir a quantidade de lixo e diminuir a poluição ambiental é fazer uma composteira.

Fácil e pode ser feita até em apartamentos. Gera adubo orgânico de ótima qualidade, que pode ser usado em vasos, hortas, etc.; além de diminuir o consumo de terra vegetal, que muitas vezes são retiradas ilegalmente das matas.

Existem vários modelos de composteira, o que escolhi foi a feita em lata (18L) de massa corrida, ou tinta. Encontrei a minha em uma caçamba de lixo.


Após lavar a lata e fazer furos no fundo e nas laterais (o processo de compostagem necessita de oxigênio), está pronta para o uso.


Podem ser destinados a composteira qualquer resíduo orgânico (sem sal) como: casca de ovos, frutas e legumes, poeira de varrição, borra de café, saquinhos de chá, resto de mate, folhas de poda, etc...
Depois de depositar os orgânicos, cubra com uma camada de folhas, grama, serragem, jornal umedecido... e regue moderadamente, sem encharcar.


De tempos em tempos revire o material, você notará a liberação de calor, sinal de que a decomposição esta ocorrendo corretamente.


Além do calor, o processo libera chorume, então é importante colocar em baixo da composteira um recipiente (p. ex. prato para plantas), para coletar o líquido, que pode ser diluído em água e também servirá de adubo.


O composto estará pronto após um certo período, que dependerá das condições do ambiente, como temperatura, quantidade de organismos (minhocas, fungos, tatuzinhos...) que são inofensivos e não vão além da composteira.


O composto poderá ser utilizado quando apresentar cor marrom, cheiro agradável de terra, estiver homogêneo, salvo pedaços de casca de ovo e caroços mais duros.


Boa compostagem!