terça-feira, março 23, 2010

Vellozia candida


Vellosia candida costão do Pão de Açucar, Rio de Janeiro, RJ (foto: julho 2007)
Vellosia candida é uma planta herbácea que cresce principalmente em afloramentos rochosos. Foi considerada, por muito tempo, como uma espécie endêmica do litoral do estado do Rio de Janeiro, mas estudos recentes sobre sua biogeografia mostram sua ocorrência em inselbergs dos estados do Espirito Santo e Minas gerais, desde o nível do mar até 700m de altitude.
Os inselbergs são afloramentos rochosos com mais de 50 milhões de anos. Podem ocorrem isolados ou em aglomerados, preferencialmente em regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, ocorrem desde o Rio Grande do Sul até o Nordeste.
Na cidade do Rio de Janeiro estão localizados os inselbergs Pão de Açucar e Corcovado, talvez os mais famosos do mundo! E também o Pico da Tijuca, Pedra da Gávea e o Costão de Itacoatiara em Niterói.

Pão de Açucar visto do Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ

Existem poucas informações sobre a biologia de V. candida, uma espécie importante para a manutenção da biodiversidade dos inselbergs onde ocorre, pois suas touceiras permitem associações com outras espécies vegetais, uma estratégia para a fixação em um ambiente onde camadas espessas de solo são ausentes e onde há pouca disponibilidade de água e nutrientes.
Os inselbergs que ocorrem, não só no Brasil, mas também na Austrália, Índia, China, países da África, Guianas, Colombia, EUA e Malásia, são centros de endemismo e têm importancia como rota migratória e zona adaptativa para diversas espécies vegetais, tais como Bromeliaceae, Orchidaceae, Cyperaceae e Cactaceae.

Protejam os inselbergs!!!


sexta-feira, março 19, 2010

É a natureza!

Ataque de Elgaria multicarinata multicarinata ao ninho de Selasphorus sasin. Note no canto direito superior o vulto da fêmea que no momento do ataque conseguiu defender seu ninho derrubando o predador do galho.


A Phoebe (Selasphorus sasin), meu beija-flor de estimação do Ustream abandonou o ninho! Há suspeita de que os ovos já não estivessem mais viáveis, pois o período de incubação desta espécie é de aproximadamente 15 a 17 dias, e já fazia mais de 17 dias que os ovos estavam no ninho.
Contribuindo a isso, um lagarto (
Elgaria multicarinata multicarinata) tentou predar os ovos, mas o beija-flor afastou o predador que não conseguiu chegar até o ninho. Logo após defender o ninho ela se desfez de um dos ovos, provavelmente porque ele estava podre e o cheiro estaria chamando a atenção de visitantes indesejados. Após isso, ela não ficou mais sobre o outro ovo.
No outro dia o lagarto apareceu novamente e ela voltou a defender o ninho.
Depois disso o ovo foi retirado do ninho pelo 'host' que constatou a inviabilidade do ovo.
Phoebe continua aparecendo esporadicamente no local do ninho.

domingo, março 14, 2010

Bebedouros para Beija-Flores - Por favor, não mate com delicadeza


Como manter bebedouros para Beija-Flores
Antes de começar a manter bebedouros para beija-flores é importante assumir um compromisso com a qualidade do alimento de seu bebedouro. Note que o não seguimento destas instruções pode torná-lo responsável pelo desenvolvimento de candidíase nos beija-flores (uma infecção seria e mortal causada por fungos). Esses fungos cobrem a língua e a traquéia dos beija-flores e gradualmente os sufocam. Eles morrem por asfixia, uma morte lenta e sofrida. Então, seja responsável, faça o certo ou não o faça.

O que os Beija-flores comem:
Beija-flores apresentam uma dieta balanceado composta por insetos e néctar das flores. Alguns insetos, incluindo formigas, são venenosos para eles. Quando você disponibiliza bebedouros você esta provendo uma parte da dieta, a sucrose, o que pode ser muito importante quando o suprimento de néctar de flores é escasso.

Escolhendo o bebedouro:
Adquira um bebedouro que não apresenta áreas difíceis de serem limpas. Certifique-se de que todas as superfícies possam ser alcançadas e limpas por uma escova (isso já ira eliminar muitos bebedouros). E não compre nenhum bebedouro que contenha metal.

Preparando a água com açúcar do bebedouro:
A água deve ser preparada com:
1 (uma) parte de açúcar cristal
misturadas em:
4 (quatro) partes de água (fervida, filtrada ou mineral)
Essa concentração de açúcar é semelhante a encontrada no néctar das flores visitadas por beija-flores. Muito açúcar é difícil de ser processado pelo fígado e rins e pode ser prejudicial à saúde. E pouco açúcar não fornecerá a energia necessária e pode fazer com que os beija-flores percam o interesse em seu bebedouro.

Não use:
  • Corantes vermelhos dissolvidos na água;
  • Mel (promove o crescimento de fungos mortais)
  • Comida comercial para beija flores;
  • Adoçantes artificiais.
  • Nada alem da mistura de água, uma parte de açúcar para quatro partes de água (descrito acima).
Suspendendo o bebedouro:
Pode ser usado qualquer material resistente para pendurar o bebedouro. Se tiver problemas com formigas, aplicar vaselina no material que suspende o bebedouro. Suspenda o bebedouro na sombra e seguro de gatos.

Mantendo a limpeza do seu bebedouro: (muito importante!)
Será necessário fazer a limpeza do bebedouro com água fervente a cada 2 (dois) dias em climas quentes e a cada 3 (três) dias em climas frios.
Mergulhe o bebedouro em água fervente e use uma escova para esfregar todas as superfícies e em seguida enxágüe bem. Em clima quente não deixar o bebedouro sem limpeza por mais de dois dias (dependendo das condições, temperatura, etc, você poderá precisar limpa-lo antes). Qualquer alteração na água (como ficar turva) significa que a limpeza não foi feita corretamente.
Beija-flores põem suas línguas dentro dos bebedouros para beber e a água com açúcar é um bom meio para o crescimento de patógenos (que causam doenças).

Lembre-se, se o seu bebedouro não for suficientemente limpo para que você beba dele, então ele não é adequado para os delicados beija-flores.

A limpeza adequada do bebedouro deve ser enfatizada, pois centros de reabilitação de beija-flores resgatam centenas a cada ano com infecção causada por bebedouros sem manutenção adequada. Infelizmente, muitos desses beija-flores resgatados não podem ser curados, pois o tratamento de infecções causadas por fungos é extremamente difícil.

Plantando flores que atraiam beija-flores:
Essas plantas podem ser encontradas em floriculturas. Um grande problema ao se plantar flores que atraiam beija-flores é a presença de gatos. Não plante essas flores, a menos que estejam protegidas. Os gatos se tornam muito bons caçadores de beija-flores e são responsáveis por muitas mortes a cada ano.
Se você encontrar um beija-flor que necessita de cuidados coloque-o em uma caixa de sapatos com furos feito por um lápis ou caneta na tampa, com lenços de papel amassado no interior, ou papel higiênico. Mantenha-o aquecido e em lugar silencioso. E procure um serviço especializado em cuidar da fauna em sua região. Cuidados especializados e dieta balanceada são necessários para a saúde dos beija-flores.

Fonte: Los Angeles Hummingbird rehabber

Se você quer ter uma ave de estimação, não a prenda em gaiolas, visite o Ustream! Essa é a Phoebe (Selasphorus sasin), http://www.ustream.tv/channel/hummingbird-nest-cam, meu beija-flor de estimação!!!