terça-feira, março 23, 2010

Vellozia candida


Vellosia candida costão do Pão de Açucar, Rio de Janeiro, RJ (foto: julho 2007)
Vellosia candida é uma planta herbácea que cresce principalmente em afloramentos rochosos. Foi considerada, por muito tempo, como uma espécie endêmica do litoral do estado do Rio de Janeiro, mas estudos recentes sobre sua biogeografia mostram sua ocorrência em inselbergs dos estados do Espirito Santo e Minas gerais, desde o nível do mar até 700m de altitude.
Os inselbergs são afloramentos rochosos com mais de 50 milhões de anos. Podem ocorrem isolados ou em aglomerados, preferencialmente em regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, ocorrem desde o Rio Grande do Sul até o Nordeste.
Na cidade do Rio de Janeiro estão localizados os inselbergs Pão de Açucar e Corcovado, talvez os mais famosos do mundo! E também o Pico da Tijuca, Pedra da Gávea e o Costão de Itacoatiara em Niterói.

Pão de Açucar visto do Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ

Existem poucas informações sobre a biologia de V. candida, uma espécie importante para a manutenção da biodiversidade dos inselbergs onde ocorre, pois suas touceiras permitem associações com outras espécies vegetais, uma estratégia para a fixação em um ambiente onde camadas espessas de solo são ausentes e onde há pouca disponibilidade de água e nutrientes.
Os inselbergs que ocorrem, não só no Brasil, mas também na Austrália, Índia, China, países da África, Guianas, Colombia, EUA e Malásia, são centros de endemismo e têm importancia como rota migratória e zona adaptativa para diversas espécies vegetais, tais como Bromeliaceae, Orchidaceae, Cyperaceae e Cactaceae.

Protejam os inselbergs!!!


Um comentário:

Helena Teixeira disse...

Bonita essa flor :)
Ai o Rio tem coisas tão belas.É a cidade que sonho em visitar :)

Jocas gordas
Lena

P.S.:Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Abril do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “Páscoa na minha Aldeia”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Abril. Participe. Haverá boa convivência e possíveis prémios (veja mais dia 29/03 no blog da Aldeia)!